Fechar
Página inicial Pesquisa Projetos de Pesquisa Nanoestruturas, Superfícies e Interfaces

Nanoestruturas, Superfícies e Interfaces

Acessos: 147

Descrição: Os materiais magnéticos de grande relevância tecnológica para diferentes áreas hoje envolvem, via de regra, filmes e estruturas multicamadas bastante complexas, e avanços na área exigem o domínio da influência da estrutura das mesmas, em escala atômica, nas suas propriedades físicas. Entre outros tópicos, temos nos dedicado ao estudo de sistemas de bicamadas de filmes ferromagnéticos (F) e a antiferromagnéticos (AF) com acoplamento de polarização de troca (exchange bias, EB). Aqui, pretendemos avançar em nossos estudos sobre as correlações entre a estrutura e as conseqüentes propriedades magnéticas em sistemas que apresentam EB, bem como de outros sistemas de baixa dimensionalidade baseados em filmes e multicamadas, e ainda estudar a viabilidade de aplicação desses materiais no desenvolvimento de dispositivos. Daremos continuidade principalmente ao uso de sonda isotópicas para o estudo da estrutura de spins com resolução em profundidade de poucos Å em diferentes sistemas F/AF, principalmente sistemas com antiferromagnetos metálicos e de alta temperatura de Néel. Além disso, daremos continuidade à investigação das correlações estrutura ? magnetismo (ordem magnética, efeitos magneto-volumétricos,…) em filmes epitaxiais ultrafinos de metais e ligas de metais 3d, em filmes policristalinos, e em nanopartículas obtidas via rotas químicas, todos temas de grande relevância atual tanto do ponto de vista da pesquisa fundamental como para a aplicação desses materiais em sensores e outros dispositivos magnéticos. Daremos também continuidade aos estudos de compósitos de partículas magnéticas e matrizes porosas, sistemas de interesse para bio-aplicações, especialmente transporte e liberação de drogas. Daremos ainda continuidade a estudos oxidação de fases metálicas metaestáveis e de ligas de interesse nuclear (aços, ligas de Fe-Ni e ligas de U), também temas de grande importância tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Waldemar Augusto de Almeida Macedo (Coordenador – CDTN), Alexandre Alberto Chaves Cotta, dentre outros.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Outra.